Mamãs e Bebés
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

+4
Inês e Gonçalo
Stéphanie
maedadania
Xana*Rodrigo&Matilde
8 participantes

Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  Xana*Rodrigo&Matilde Qui Out 04, 2007 6:24 pm

Boa Tarde!

Está aberto este tópico a pedido de uma utilizadora que acharia engraçado que as mamãs contassem como foram os seus partos! Smile
Mais tarde deixarei aqui o meu testemunho mas neste momento só tenho tempo para abrir o tópico Wink

Bjs! Smile
Xana*Rodrigo&Matilde
Xana*Rodrigo&Matilde
Admin

Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/10/2007
Idade : 38

https://mamasebebes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  maedadania Ter Out 09, 2007 3:30 pm

Olá:
Bem aqui vai a minha experiençia. Até acho que este post devia ser "vedado" ás grávidas pq algumas exp podem ser traumatizantes Very Happy . No dia 16 ás 7 da manhâ acordei com um Ploop interno, ouvi mesmo! Mas nada de dores (ainda) como já estava acordada, fui á casa de banho e senti mais liquido a sair do que o normal e pensei que fossem as águas que tinham rebentado. Fiquei contente pq no dia 18 já tinha marcado para o parto ser provocado e assim iria ser mesmo natural. Como ainda não tinha feito a mala (vejam lá isto) fui faze-la, tirei as etiquetas á roupinha dela e ai já começei a sentir algumas dores. Acabei de fazer a mala fui tomar um duche rápido pq da maneira que as dores já estavam teve de ser rápido. Naquela altura pensei para mim -"Ainda ontem me interrogava se iria saber qdo era a hora de a ter e se iria querer epidural !!!???!!! ESTAS MAMAS PELA PRIMEIRA VEZ SAO MESMO MT TRENGAS!!!!" Shocked Acabei de fazer isto tudo e fui chamar o David(marido). Ele perguntou-me se eu ia trabalhar- É mesmo nabo- Ao qual eu respondi que era mas é para ir para o hospital, pq as contrações já estavam de 2 em 2 m e por isso iria ser rápido - PENSAVA EU Crying or Very sad
Lá chegamos e em cada buraco que o carro passava por cima eu gemia. Qdo lá cheguei a médica que me tinha assistido viu-me ,mesmo antes de eu a ver a ela, fiquei mais descançada pq ela estava dentro do assunto (tive diabetes gestaçionais) e assim não era preçiso explicar nada. Nessa altura apeteçe tudo menos falar. Despi-me, colocaram-me a bata, mandaram-me algumas vezes para a casa de banho. Só para lá chegar demorava ums eternidade, a cada passo que dava vinha uma contracção. Verdade seja dita, acho que elas nem chegavam a passar. Cada vez que a médica vinha á minha beira lá me enfiava os dedos para ajudar a dilatação e para ver se já podia levar a bendita epidural. Qdo, FINALMENTE Evil or Very Mad , atingi os 7 dedos de dilatação chamaram o anestesista e tive que me enrrolar (nem sei como!!!) para então me darem a anestesia. Posso-vos dizer que a mim só durou uns breves minutos em que pareçia ter chegado ao paraiso - SEM DORES -mas depois passou o efeito e senti todo o trabalho de parto. What a Face affraid Mad Evil or Very Mad O David bem dizia PUXA, FÁZ FORÇA mas eu já nem o podia ouvir e só pensava - "ANDA PARA AQUI TU E FAZ FORÇA !!!???!! - Evil or Very Mad Depois de mt puxar e já sem forças, viram que ela estava enviusada e teve de ser á ventosa. Chamaram uma enfermeira que me colocou o braço na minha barriga e empurrou eqto que a médica a tirava á ventosa. Doeu imenso mas depois de ela estar cá fora tudo passou e já nada me doia. Very Happy Depois vi a plaçenta a sair e finalmente cozeram-me, senti uma coisita de nada. Qdo a vi uma coisinha no colo do pai, pensei que valeu a pena todo o esforço Very Happy Very Happy Very Happy
Enfim, agora recordo esse dia com uma saudade infinita, apesar de toda a dor houve uma grande alegria no final. E qdo regeressei a casa com uma coisa pequenina ao colo e sem barriga, senti-me como se fosse uma ET e tivesse caido noutro planeta. A roupa já não assentava, Suspect No .
Espero que tenham gostado de ler e não tenha sido muita seca. Rolling Eyes Beijos.
E áquelas que ainda não tiveram, não se preocupem que tudo vai correr bem e vai ser uma grande alegria. Very Happy Very Happy

maedadania

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty O meu Alexandre

Mensagem  Stéphanie Ter Out 16, 2007 12:26 am

Olá,
O meu Alexandre chegou a barriga da mama logo no 1º mês que parei a pílula, ja tinha enjoos com 15 dias de gravidez mas pronto aos 4 meses parou e só pensava em comer...Estava a correr tudo tão bem ate o dia 31 de Março que comecei a sentir umas coisas na barriga, como só estava gravida de 32 semanas pensei que estava a stressar para nada mas como continuava chamei a minha mãe e levou me ao hospital (coitada da mulher do susto esqueceu de vestir cuecas!! Estava de fato treino e lembrou se q faltava qq coisa!!!). Fiz um CTG que acusou as contracções logo fiquei de descanso passado 1 semana fui a minha medica que me internou pk as contracções pioravam.Ele disse me que era só 2-3 dias mas fiquei 10 dias, só me deixaram sair com 34 semanas a tomar 12 comprimidos por dia, Estava sempre drogada!! depois fui uma semana para casa e voltei ao hospital 5 dias pk tinha uma infecção q podia provocar o parto!! Depois disto tudo o rapaz ficou chateado e não queria sair!! Fui a visita as 39 semanas e 3 dias e a medica reparou que havia uma fuga pequena na bolsa então arrebentou me as aguas a mão!! Eu disse a medica q me doía ela respondeu q sabia!! e mandou o meu marido buscar a mala nao a tinha trazido mas como morava na rua acima do hospital não demorou muito. Enquanto tava a espera dele andei de um lado para o outro a pensar q doía mas que as mulheres exageravam que não era assim tao mau... claro que me arrependi muito de pensar isso!! preparei me fui para sala de dilatação mas como tava so com 3 dedos meteram me a soro para provocar as contracções e aí pensei mal da minha vida: tinha contracções todos minutos agradecia tanto as aulas de respiração (ao principio não queria gastar dinheiro nisso mas acreditam que foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida!!) só me lembro das contracções nas costas e da enfermeira a dizer "ao querida são as piores". Nao falei durante as 12 horas seguídas, só para pedir ao marido para carregar nas costas que aliviava mas passado umas horas teve a lata de dizer que ele estava cansado!! Ainda o vejo sentado a jogar no telele!! Uma amiga que trabalha no hospital teve comigo 1 hora mas nem lembro bem só lhe dei a mão acho que nem ola lhe disse. e tive direito a 2 injecções milagrosas que tiram as dores mas só uns 15 minutas. Cada vez que vinha o medico só me dizia que ainda tava a 3 dedos e só me dizia" doí lhe muito não doí"...depois de 12 horas começou a escorregar lágrimas mas nunca gritei, so mandei passear o meu marido quando me perguntou que sms havia de mandar ao pessoal, ai respondi que nao queria saber!!
Chamei a enfermeira a volta da meia noite pk comecei a sentir vontade de puxar e claro que com 3 dedos não podia!! e o coração do menino apitou..Aí lembraram se que tinha de ser cesariana , o medico ainda disse que era uma pena que tinha umas ancas largas!! Levaram me para o bloco sem me dizerem nada ate que perguntei onde íamos? e ai dizerem que ia ser cesariana. Deram me a epidural e as dores pararam, que alivio, tive a cesariana toda de olhos fechados, os médicos a falar do figo e onde ia jogar!! mas ainda ouvi uma coisa que me chocou o medico da cesariana disse me que passado 2 horas o parto continua com a mesma dilatação não vale a pena esperar que tinha de ser cesariana!! Isto sofri 10 horas a mais para nada que nunca passei dos 3 dedos!!
Senti meu rapaz ser arrancado e a pediatra so me dizia que ele estava bem mas não percebi pk que ela insistia tanto, depois descobri pela enfermeira do parto que por acaso foi a minha vizinha, não foi cunha pk ela só trabalha na ortopedia e ia fazer a operação a seguir a mim viu o meu homem e ajudou;contou nos que meu bebe tinha 2 voltas ao pescoço que de parto normal não tinha sobrevivido tive sorte de meu corpo se bloquear, pk não me fizeram eco antes do parto logo ninguém sabia!!Durante as 12 h so pensava que quem tinha um 2º filho só podia ser estúpida mas quando vi meu filho a olhar para mim com lágrimas nos olhos so pensei que tinha de haver um 2º. Achei incrível ele chorar e parar quando ouviu a minha voz a dizer que o amava, Avisei a enfermeira que meu marido estava cá fora, ele contou me já nem sentia as pernas de andar naquele corredor, estava com a maquina de fotos mas não conseguiu tirar nenhuma pk esqueceu de a ligar!! pegou nele antes de mim, depois foi ter comigo a sala de repouso enquanto levavam o Alexandre, ele tb com lágrimas nos olhos a dizer que era tudo dele e é quando o vi vi meu marido em miniatura!!
E pronto doeu muito mas valeu cada segundo, minutos, horas de sofrimentos!! Foi a melhor coisa que nos aconteceu e só pensamos quando vai voltar a acontecer... mas desta vez tenho de arranjar uma cunha pk sofrer não sou diferente de ninguém mas sofrer para nada nunca mais!!!

Stéphanie

Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty O parto do Gonçalo

Mensagem  Inês e Gonçalo Qui Out 18, 2007 12:09 pm

Estava de 39 semanas fui ao Hospital fazer uma consulta, atendeu-me a minha obstectra que me acompanhou na gravdez. Ela disse: Inês quer que seja hoje? eu respondi: Vamos a isto Dra.. assim foi. Fui á carrinha que estava no parque trouxe as minhas malas para o piso e fui para a sala de partos: pus-me em camisa e deram-me dois clisters, fui ao wc e não fiz nada. Fui para a minha cama e disse á dra. que estava lá de serviço QUERO EPIDURAL, ela rebentou-me o saco das águas e disse calma.
Puseram-me o soro e outras coisas que deviam servir para induzir o parto. eu estava na maior, até tirei fotografias. Entretanto chega o meu marido, que ia assistir, estivemos na conversa a imaginar como iria ser, só nos riamos. Passa a anestesista e eu disse quero epidural, ela preparou-me e antes de dar foi chamada a uma urgencia e a dra. de serviço disse outra vez que ainda era cedo. Passado um pedaço, estava tudo na maior e eu chamei a dra. disse k já sentia um bocadinho de dores para chamar a anestesista. A anestesista veio e deu-me a bendita epidural, não senti nada. Ouvi a sra. do quarto ao lado a ter e foi mt rápido.O certo é que as dores não viinham, volta e meia vinha a minha dra. ver-me, até que chega a dra. de serviço e diz: esta não faz a dilatação, vamos para cesariana What a Face . Comecei a tremer cheia de medo, affraid levaram-me para uma sala, o meu marido ficou á porta, veio a dra. de serviço a minha dra e a anestesista, deram-me mais anestesia e só pegava de um lado, do lado esquerdo sentia tudo, então foram mexer na agulha nas costas. Prenderam-me as mãos a anestesista sempre a explicar o k estavam a fazer, depois de me abrirem e carregarem mt a minha dra diz: Inês ele está mt preso, vou ter de me por em cima de si e, apoiou os braços na minha barriga e pendurou-se uma 4 vezes e sai o gonçalinho logo aos berros.
Ele roxinho, pequenino, quentinho, chegaram-no ao meu lado: dei.lhe mts beijinhos e disse meu filhinho, meu filhinho, chorei um bocadinho de emocionada (como agora)e aterrei. Acordei na sala de recuperação levaram-me para o meu quarto estava lá o meu marido e a minha mãe com o Gonçalo. Momento unico. A Enfermeira po-lo na mama e ele mamou tanto, estava cheio de fome. tadinho. Assim foi. O momento mais inesquecivel da minha vida. desculpem o testamento.

Inês e Gonçalo

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 42
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  serrana Sex Out 19, 2007 2:25 am

Olá!Finalmente arranjei um tempinho para deixar aqui o meu testemunho.Mas vou tentar ser breve!
Já pari duas vezes (e quem sabe ainda vou parir novamente).Foram as duas rápidas e fáceis (graças a Deus).Do Simão rebentaram-me as águas pelas 7 h da manhã.Tomei banho,fui passear o cão e fui para a maternidade pelas 9h30 com 6 dedos de dilatação.Levei epidural e às12h15 nasceu o rapaz.Estive em casa a partir das 24 semanas,pois tive cólica renal e ele deu a volta e comecei com trabalho de parto.Ele nasceu com 37 semanas.
A Diana ia-a tendo em casa!Não me rebentaram as águas (só na maternidade quando me fizeram o toque),mas doia-me a barriga e ia constantemente à casa-de-banho evacuar.O meu marido insistia para que fosse às urgências e eu disse-lhe que não ia para lá por causa de umas dores de barrigazeca!Mas as dores de barriga aumentavam cada vez mais e decidi seguir o conselho do meu maridito (ainda bem,né).Cheguei lá por volta das 12h45,fui direitinha para a sala de partos,colocaram-me o soro à pressa e às 13h17 nasceu a Diana.Não tive tempo de levar epidural,também não me cortaram nem levei pontos como do parto do Simão.Ao fim de 2 horas estava capaz de ir para casa!A Diana também nasceu com 37 semanas,mas foi uma gravidez totalmente diferente,pois trabalhei até ao dia do seu nascimento.
Beijinhos e desejo a todas as futuras mamãs que tenham partos como os meus!
serrana
serrana

Mensagens : 203
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 54
Localização : Serra da Estrela

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  maedadania Sex Out 19, 2007 12:26 pm

Oh Serrana foste passear o cão!!!???!!!! ÈS MALUCA MULHER Very Happy Cool Very Happy !!!. Tiveste sorte com os nasçimentos, foram mesmo rápidos. Espero que qdo tiver o segundo seja assim. Bjs

maedadania

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  serrana Sex Out 19, 2007 7:39 pm

Podes crer!Sou uma sortuda neste aspecto!Mas também...nem tudo pode ser mau,né?Boli bastante para ter um filhote e só passado 6 anos de tentativas é que finalmente engravidei.Mas não desisti e fui até ao fim.Ainda bem que assim foi...apenas só tenho uma coisita a lamentar...fiquei com ns 7000euros a menos na minha conta bancária!Hihihi
Sou mesmo boa parideira!!!
Beijinhos e desculpa ter demorado tanto a responder a este teu pedido...mas a vontade estava cá guardada,só me faltava era tempo!
serrana
serrana

Mensagens : 203
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 54
Localização : Serra da Estrela

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty o meu parto...

Mensagem  cristina&ampgonçalo Sáb Out 20, 2007 4:11 am

ola o meu parto foi optimo...
Como o gonçalo nao se encaixou no devido lugar a medica programou me 1 cesariana...
Entrei no hospital as 07.40h e foi a consulta de urgencia com a minha obstetra.mandou me esperar 1 bocadinho e passado 1 hora internaram me.disseram ao meu marido para ir dar 1 voltinha k ainda ia demorar e depois ligavam lhe.prepararam me para a cesariana(detestei a algalia)nao a po la mas sim a ardencia k m fazia na bexiga...e as 10.40 levaram m pro bloco...deram m anestesia geral e o gonçalo nasceu as 11.05h...so acordei ao 12.15h e so chorava...perguntei pelo bebe...e a enfermeira disse k estava no berçario e o pai ja o tinha visto...Tinham lhe ligado a dar os parabens...quando foi para o quarto eram 13.15h o pai ja chorava pk eu tinha demorado muito...viu me a passar e a enfermeira deixou o entrar,ele tava muito feliz e disse me k era lindo...levaram m para o quarto e trouxeram me o meu docinho...vi o pela 1 vez passado mais de 2h de ele ter nascido...gostei muito do parto k tive mas gostava de ter 1 parto normal pra sentir a emoçao de ter 1 filho...foi 1 cirurgia...sem sentimentos,sem dor...foi 1 optima cesariana,e tive 1 lindo presente...o meu filho...lindo!!!!
cristina&ampgonçalo
cristina&ampgonçalo

Mensagens : 64
Data de inscrição : 02/10/2007
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  maedadania Sáb Out 20, 2007 1:02 pm

Serrana, realmente já sofreste demasiado nesses seis anos de tentativas frustadas. Talvez mais do que todas nós pq o nosso sofrimento foi fisico e passou rápido e o teu lento e isso é uma tortura. Crying or Very sad Bjs continua com essa tua boa disposição. Very Happy

maedadania

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/10/2007
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty O parto da Simone( 1 ano depois)

Mensagem  RAquel1979 Ter Mar 17, 2009 3:23 am

Um ano depois da Simone nascer decidi partilhar com vocês o dia que ela nasceu. Aqui vai testamento. No dia 14 de Março de 2008 fui á consulta das 38 semanas na Maternidade Daniel de Matos em Coimbra, o médico observou-me fez-me um toque e disse que ainda era cedo provavelmente só daí a 3 semanas, senti-me desanimada pois estava com os pés tão inchados que já só os chinelos de praia é que me serviam Neutral .
Dois dias depois ( dia 16 ) por volta das 7 horas da manhã ao levantar-me da cama rebentaram-me as águas( era tanta quantidade que parecia um diluvio) Shocked , fui tomar banho , vestir-me, estava super calma não tinha dores nenhumas. Fui acordar o namorido para irmos para a maternidade, ele parecia uma barata tonta a correr de um lado para o outro e repetia vezes sem conta : - como consegues estar tão calma? estás a falar a sério? está mesmo na hora? Smile .
Dei entrada na urgência eram 9 horas da manhã, observaram-me e disseram que não tinha havido rotura de saco( não havia perda nenhuma de liquido porque já tinha perdido tudo em casa),disseram que provavelmente tinha feito xixi, como eu insisti puseram-me no ctg estive lá uma hora +ou- acusava bastantes contracções mas eu não tinha dores nenhumas, disseram-me para eu vir cá para fora andar para ver se a situação evoluia, ao meio dia voltaram a chamar-me fui observada e estava tudo na mesma, a médica aconselhou-me a ir para casa disse que estava muito demorado e que a minha filha certamente não nascia nesse dia eu disse que não porque morava longe e porque as contracções estavam a começar a doer, mandou-me andar mais um pouco e meia hora depois chamou-me novamente para ser observada, disse que desta vez ficava internada porque tinha um pouco de dilatação mas que se não tivesse mais sinais de parto até á tarde que me dava alta, mandaram o namorido ir buscar as malas ao carro( por precaução) e disseram para ele voltar na hora das visitas (15h).
Fui para o quarto e estava deitada á 5 m quando as dores começaram a apertar a sério ( só me apetecia subir as paredes Evil or Very Mad eram de tal modo fortes que nem consegui almoçar também não perdi grande coisa ( comida de hospital).Ás 14 horas como não aguentava chamei a enfermeira, que perguntou:- Então está assim com tantas dores? olhe que «isso» ainda está demorado, vá venha comigo para eu a observar!
EStava deitada na marquesa quando ela chamou a outra enfermeira e disse:- Olha dá aqui uma olhada mas parece-me já bastante adiantado Mad
A outra enfermeira constatou o óbvio e disse:- Vamos já para a sala de partos que já tem 7 de dilatação, nem sei se dá tempo de levar a epidural!
Dei entrada na sala de partos ás 14.20h levei a epidural liguei ao namorido para dizer que a nossa filhota ia nascer, comecei a sentir vontade de fazer força e poucos minutos depois ás 14.55h, nascia a Simone com 3.030kg e 47 cm, ela era linda flower e finalmente depois de 9 meses de espera tinha-a nos meus braços.
Não me posso queixar da equipa que fez o meu parto foram todos impecáveis( tirando na urgência) só tenho pena porque apesar de ter ligado ao namorido , ele já não chegou a tempo de assistir ao parto e devido a isso senti-me um pouco sozinha.
Mas o que importa é que a nossa filha nasceu saudável e é a alegria das nossas vidas sunny.

RAquel1979

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 44
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty O tão esperado dia!

Mensagem  Lúcia Sáb Mar 28, 2009 1:09 am

Olá mamãs, vou partilhar convosco o dia mais feliz da minha vida!
Eram 8:30 da manha do dia 11 de Outubro de 2008,estava eu no Hospital de S.Bernardo para fazer um CTG,ja tinham passado 6 dias da data prevista para o parto, e como estava uma grande trapalhada naquele hospital,ninguem me queria fazer o parto até fazer as 41semanas.Eu estava calmissima,até fui a pé para o hospital pa ver se acelarava o processo mas nada!Estava com a minha querida irmã,(ela faz-me sempre rir mm nos momentos mais insolitos),quando fui mostrar o CTG, a medica fez-me o toque e informou-me que ja não ía sair do hospital.Fiquei radiante!Mas nada de dores nem de águas rebentadas.Estava mt ansiosa por ver o meu menino,para ver como seria lindo,e para confirmar o seu tamanho( as 36 semanas ja estava com aproximadamente 3.800kg!).era perto do 12:00h kuando uma uxiliar me trouxe uma sopinha,eu nao queria comer,estava tao ansiosa, mas mesmo assim comi.Foi um erro,pois assim que as medicas me observaram e viram o tamanho do meu bebe,disseram que iría para cesariana,como comi uma sopa inda fikei com aguas rebentadas(foi provocado),até as 19h e qualquer coisa,estava muito incomodada porque parecia que nao parava de fazer xixi,mas o dsejo e ver o meu bebe era maior que as dores e que todo o incomodo.Foi muito bom saber que a minha familia estava toda a torcer por nós na salinha de espera,e o meu paciente marido,o unico que ouviu as minhas queixas.
Não me lembro a que horas entrei na sala para a cesariana,mas sei que foi um parto muito divertido,passei o parto quase todo a rir com as graçolas das medicas e as enfermeiras foram um doce nakela altura tao importante.Eram precisamente 20:30h quando nasceu,era tao grande!nao era muito alto nem muito gordo,era um bebe tao bem constituido que parecia que tinha 2 meses,media 51cm e pesava 4.470gr.Chorei tanto de felicidade,foi a melhor sensaçao da minha vida!hoje tem 5 meses é lindo é a minha razao de viver**********
Lúcia
Lúcia

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/02/2009
Idade : 39
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Experiências de Parto!Contem como foi! ;) Empty Re: Experiências de Parto!Contem como foi! ;)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos